Tapetes…sua casa bem vestida!!!

Que os tapetes conferem beleza, charme e aconchego ao ambiente todos nós já sabemos…Costumo sempre dizer, que juntamente com as cortinas, eles “vestem” o ambiente! Para mim uma casa sem tapete e sem cortina, me parece inacabada, “pelada”… Estes são 2 itens que considero indispensáveis em uma casa, pois além da parte estética, eles abafam os ruídos, destacam os móveis, “aquecem” ambientes e pisos frios !

decor_do_dia_2013_04_03

Versáteis, delimitam espaços e ainda podem ser usados para esconder imperfeições no piso!!!

Pendant light above wooden dining table and chairs

 

Eles são um verdadeiro coringa na decoração, mas para criar um ambiente harmônico e não correr o risco de errar é necessário alguns cuidados!

0110

Ao escolher um tapete, procure harmonizar com as cores do ambiente. Se os móveis já forem marcantes, prefira um tapete liso, sem muita textura e de cor neutra. Agora, se o tapete for o ponto alto da decoração, você pode entrar com móveis mais neutros, a fim de valorizá-lo.

smith-prd-meth01-tom_rpc_intraCA0U6XV7

Se quiser  ousar um pouco, escolha  um tapete redondo  bem bacana, com uma estampa descolada! Você vai criar um ambiente diferente, personalizado!!!! Você pode usá-lo sob objetos que seguem o mesmo formato, como mesas de centro ou mesas de jantar redondas, posicionando todos os móveis em cima do tapete, criando um visual harmonioso.

7d2a45b796dd86419c4c46fc152ddcfc

Em ambientes mais descontraídos pode usá-lo menos centralizado, delimitando um espaço específico de algum móvel que esteja em destaque.

68032d9a23740a3518809df36023bd73

Em relação à cor, vale os opostos: piso claro tapete mais escuro, piso escuro tapete mais claro! Se o modelo for estampado, planeje o ambiente com móveis neutros. Vale usar almofadas lisas nos mesmos tons encontrados no tapete.

sala-de-estar-moderna-contemporanea-8

Hoje em dia já encontramos diversas lojas que não só fazem o tapete sob medida e com a cor e acabamento desejado, mas que também reproduzem o desenho que você quiser no tapete…Palavras, letras, números, flores, enfim, o que a sua imaginação permitir…Elas também oferecem milhõooes de opções prontas de desenhos e grafismos para facilitar a sua vida, caso você ainda não tenha nada em mente.

By-Kamy-Decoração-e-Desing-de-Móveis-FOTO-5

Preste sempre atenção no piso. Um piso trabalhado pede um tapete liso, já um piso mais simples pode ganhar um tapete mais elaborado!

DSC_0133

Quanto maior, melhor! O tapete deve ter um tamanho que permita colocar todos os móveis do ambiente sobre ele: sofás, poltronas e mesas laterais, deixando apenas uma faixa do piso à mostra, como se fosse uma moldura! Se não for possível, no caso dos sofás, pelo menos os dois pés dianteiros devem estar sobre o tapete, assim você não fica com aquela sensação de “calça curta” sabe?

captura-de-tela-2013-06-25-c3a0s-22-38-37

Para quem gosta de tapete na Sala de Jantar, o ideal é que as cadeiras fiquem sobre o tapete mesmo quando estiverem sendo usadas. Eu particularmente não costumo usar tapete nessa área…Prefiro deixar para as salas laterais, como Estar e TV, ou até mesmo uma passadeira na Circulação, mas sempre evito tapete no Jantar…Acho que deixa o ambiente carregado e o fato de haver comida e bebida em cima me incomoda bastante com a questão da limpeza e do pó.

captura-de-tela-2014-10-21-c3a0s-21-45-46

Nos quartos, os tapetes proporcionam conforto e aquecem o ambiente, e mesmo que o seu piso não seja frio, não tem nada mais gostoso do que levantar da cama e pisar em um tapete , e não direto no chão. Pode ser uma peça única, que pegue toda a cama, sempre deixando aquela moldura em volta…nesse caso de pelo menos uns 40cm pois você irá andar sobre ela ou um de cada lado da cama, que é o que acabamos usando mais, pois o custo x benefício normalmente vale mais a pena.

OLYMPUS-ARES-NOVA-LIMA-SUITE

Quanto a texturas, prefira os mais fofinhos e altos para as áreas de descanso, como a sala e os quartos. Os de fibra sintética são indicados para quem tem crianças e animais de estimação, pois são mais resistentes e fáceis de limpar!

sala_ntima_familia_decora_o_dicas_estar_12

Atenção especial para quem tem alérgicos em casa, pois devem ser escolhidas peças antialérgicas e com tratamento anti-ácaro! Tapetes de lã nesse caso nem pensar!! E atenção redobrada para os idosos: cole fitas adesivas antiderrapantes embaixo deles, para evitar que tropecem e caiam!!

es19

Para limpá-los, aspire-os 2 a 3 vezes por semana, e utilize detergente neutro. Limpezas mais profundas devem ser realizadas por profissionais especializados.

Gostaram das dicas??? Espero que sim!!! Até mais!!!

Ahhhhh…. e como sempre…aí vão várias fotos pra mexer com a sua imaginação!!! :)

081da44c08e097aeb30ed29c520f9b2a

Evviva-1024x683

Decora_o

 

barrafunda_01-1

IMG_8252

 

taapd781e1b445b3c1e27907c6a0c4bb8025

IMG_3561

sala-bege-e-madeira

IMG_1204

11Home-in-Brazilii-1

cj712ci_02

 

 

tapetes-para-sala-de-estar-6

 

 

 

 

 

 

 

 

3
2 discussões sobre
"Tapetes…sua casa bem vestida!!!"
  • Sou Maestro-arranjador-produtor e músico, sou apaixonado com Arquitetura e Design de interiores, e sou assinante de Arquitetura e Construção, casa Cláudia e compro nas bancas todos os meses, Casa Cláudia Luxo, Casa Cor, acesso via internet, o seu site Arqui_Decor, Casa contemporânea, Vogue e outros mais.
    Parabéns pelo belíssimo trabalho e se um dia vcs forem fazerem revista impressa não deixem de me avisar ok?
    Grande abraço
    Maestro Sebastião Bispo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado