PASTILHAS: As pequenas notáveis !!!

Versáteis, as pastilhas são uma ótima opção para quem quer colorir ou apenas deixar o ambiente mais charmoso!! Possuem uma ampla paleta de cores, trazem modernidade ao ambiente e nunca saem de moda!  São encontradas nos mais diversos materiais, como vidro, porcelana, cerâmica, coco, metal e mármore. Podem ter estampas, desenhos ou serem artesanais, com bolhas de ar no vidro e aplicações de folhas, frutas, pedras e pétalas de flores e são encontradas em diferentes tamanhos. Sua escolha deve ser avaliada de acordo com o local em que as pastilhas serão aplicadas.

xa-moda-das-pastilhas-na-decoracao-1-48-449-thumb-570.jpg.pagespeed.ic.1OgdnfJt-p

O legal das pastilhas é que você pode brincar com as cores e formas, criando uma decoração moderna e dando vida ao ambiente! Podem ser utilizadas apenas em faixas verticais ou horizontais, ou revestindo toda a parede. A variedade é  grande e interessante e você pode compor diferentes tons que combinem entre si para dar um efeito personalizado, usando uma só cor ou várias! Essa técnica é chamada de miscelânea, e sites como o da Vidrotil permitem que você faça a simulação com uma infinidade de cores!! Além de ser uma ferramenta super bacana, você consegue visualizar como elas ficariam para não haver surpresas!!

ceramica_portinari

As mais usadas são as de cerâmica, vidro e porcelana, sendo as de porcelana mais resistentes que as de vidro. As pastilhas metalizadas estão em alta em cozinhas e espaços gourmets, fazendo uma composição interessante com os novos eletrodomésticos. Já as de madeira e mármore valorizam os ambientes como sala e home. As de ladrilho hidráulico, do tipo mosaico, além de serem 100% impermeáveis na superfície, são muito coloridas e valorizam espaços gourmets. Fica lindoooo!! As de pedras são duráveis, não desbotam ou perdem o brilho. Ideais para áreas úmidas ou molhadas, como fachadas e piscinas.

Recomenda-se as de aço para  cozinhas, lavabos, fachadas e churrasqueiras, pois oferecem alta resistência à oxidação. Devem ser sempre limpas, pois, com o tempo, a sujeira pode provocar alteração na cor.

inox3

Pastilhas são muito indicadas para ambientes pequenos, pois ampliam os espaços,  dando sensação de profundidade. Podem ser usadas da parede ao chão, dando continuidade ao projeto arquitetônico. Nos meus projetos costumo usar muito dentro do Box, revestindo todas as paredes e deixando as paredes de fora apenas na pintura.

São utilizadas também em áreas molhadas, como piscinas, lavabos e banheiros, mas para esses espaços não são indicadas as vitrificadas para o piso, pois além de serem escorregadias, possuem as bordas irregulares e às vezes podem causar algum pequeno ferimento devido às “pontinhas”.

Pastilhas de Vidro Luminescentes

Pastilha em vidro luminescente

Devido a sua durabilidade, e do ótimo custo x benefício são muito usadas em fachadas de edifícios!

pastilhas5-628x402

É muito importante contar com um profissional especializado, que aplique as pastilhas  de forma que fiquem bem assentadas e tenham longa durabilidade. Se forem mal colocadas, além de perder a beleza do material, elas podem começar a cair depois de um tempo!

É isso! As pastilhas dão estilo e charme aos espaços da casa, desde as áreas frias, como lavabos, cozinhas e áreas gourmets, até as áreas mais nobres,  garantindo estilo a todos os ambientes!!!

pastilha

3

decoracao-mostrablack-guilherme-torres-banheiro-600x410

By Guilherme Torres

ceramica_portobello_lancamentos_2012_vidrisimocozinha-contemporanea

747506_orig

Pastilha aço inox…projeto by Alexandre Rodrigues da Costa

pastilha de vidro e inox

Banheiro-com-pastilha

Pastilha-para-cozinha-01

pastilhas

pastilhas23

pastilhas-piscina-3-grd

pastilhas-pretas-banheiros-1

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado