COZINHA AMERICANA, A ESTRELA DO MOMENTO!!!

As cozinhas americanas são tendência nos projetos de arquitetura e decoração, derrubando paredes e integrando a sala de estar com a cozinha, e se possível até a sala de jantar. Além do melhor aproveitamento de espaço, dá uma sensação de amplitude no ambiente.

Nos apartamentos pequenos, acaba sendo sempre a melhor solução!! São bonitas, modernas e funcionais! A proposta da cozinha americana é  integrar ambientes, mas  certos detalhes podem conferir uma divisão funcional, como um balcão onde as pessoas  sentem ao seu redor e conversem enquanto a comida é preparada. Se quiser alguns momentos de privacidade, aposte nas portas de correr!!!  O que eu particularmente adoooorooo, pois não é sempre que a Cozinha está arrumada né? Mas aí tudo vai depender do espaço que você tem para que a porta de correr possa ficar o mais discreta possível, e se possível embutida na alvenaria. Como a intenção é integrar, procure usar o mesmo piso da sala vizinha para dar uma continuidade e ampliar ainda mais o ambiente…Se não for possível, pois já sabemos que as Cozinhas necessitam de pisos diferenciados para área molhada, procure usar um que combine.

d3d6d8cd9c153f103251549ca98b580e

 

 

A decoração dos dois ambientes deve ser harmônica, com materiais e texturas que combinem entre si!!! O elo entre a cozinha americana e a sala sempre será a bancada, que também será usada como mesa de refeições, ou até mesmo como bar naquele dia em que está recebendo seus amigos!!! Assim sendo, ela será o ponto alto da decoração, devendo ser leve e informal…Mas vale investir em materiais bacanas, resistentes e de fácil limpeza como o limestone, silestone, corian e até mesmo o vidro serigrafado (para quem não conhece é um vidro pintado a quente e bem mais resistente que o comum e com uma variedade incrível de cores) e estar em harmonia  com acabamentos  da sala e da cozinha. Você ainda pode decidir se quer a bancada na altura de bar ou de mesa de jantar…As mais usadas tem a altura de bar, que variam entre 1,05m a 1,10m, o que exige as banquetas mais altas…Já as bancadas com altura de mesa de jantar variam de 0,72m a 0,78m e você pode usar cadeiras comuns, que são mais confortáveis caso você vá usar essa bancada como mesa principal de refeições ou até mesmo de trabalho, o que acaba acontecendo muito nos apartamentos pequenos!!

1feebf52b32b9519552d28a1c87836b8

A minha dica, quando se tem espaço, é fazer a bancada nas 2 alturas…a mais alta mais estreita, servindo de apoio para o preparo ou ainda fazendo as vezes de Buffet, acoplada à uma mais baixa, que pode ou melhor deve ser de outro material para dar um contraste e uma volumetria bacana!! Assim todo mundo fica confortável!! Quem está atrás do balcão preparando as refeições ou os drinks e quem está sentado na bancada mais baixa…Essa é uma solução que recorro muito nos meus projetos quando o cliente quer a Cozinha Americana.

5528c1c297f07e6069fd5200091674f0

Não se esqueça que a cozinha ficará exposta e visível , por isso deve estar sempre arrumada e bonita, com utensílios e móveis de boa qualidade! Se o ambiente for pequeno dê preferência a cores claras e invista em acessórios coloridos! O ideal é que os móveis da cozinha sejam feitos sob medida, para um bom aproveitamento do espaço! Cooktop e forno embutidos são ótimas escolhas! Um ponto importante é a questão da fumaça! Você não quer que ela se espalhe pela casa, não é mesmo? Atualmente temos a disposição eletrodomésticos que não produzem fumaça e cheiro de fritura, mas é interessante que seja instalada uma coifa!! Hoje o mercado disponibiliza diversos modelos, que ainda complementam a decoração da sua Cozinha. Vale o investimento. Pense também na iluminação! Ela deve ter iluminação própria!! Não conte apenas com a iluminação do ambiente vizinho! Fica super charmoso colocar luminárias pendentes sobre a bancada!! Desde que essas não concorram com as da Sala de Jantar…Se esse for o caso, use alguns embutidos no forro com o foco para a bancada. Resolve o problema e não briga com a Sala de Jantar…Não queremos um ambiente poluído certo? O legal da cozinha americana, é que permite interação de quem cozinha com quem está na sala! É muito chato para quem esteja cozinhando ou lavando a louça ficar isolado, fora da “festa”!!! Assim, um faz, outro ajuda, dá um “pitaco” e entre uns drinks e outros todo mundo fica feliz!!!!

 

 

 

co12[1]

03002bfef6441f0e9aee9b15ad3bee2a

b7766834bf604fcf54561bf1d0330359

f7d84c0f8f298b52708b412ee2eda5c2

b32814f20b01689cbf2d1328c9f34df2

co23

Email: contato@danielacardoso.com.br                              | IG: @arqui_decor | @dani__cardoso

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado